Ultimas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Cisternas irão mudar a vida de agricultores de Ararendá.

Cisternas irão mudar a vida de agricultores de Ararendá.

cisternas-0111
O Governo do município de Ararendá em parceria com o Governo do Estado do Ceará e o Governo Federal, estão realizando o maior projeto de abastecimento de água já realizado em Ararendá. Estão sendo construídas 57 cisternas de placa e 19 barragens, totalizando 76 quintais produtivos. Investimentos que chegam na casa dos 900 mil reais. As construções dos equipamentos já estão sendo executadas em parceria com o Instituto  para o desenvolvimento da Economia Familiar IDEF.
O Governo Municipal também já teve 8 projetos de abastecimento de água aprovados, através do Programa água Para todos do Governo Federal, e mais 2 poços que serão perfurados no município em caráter de urgência, ambos com investimento total de 2 milhões e trezentos mil reais.
QUINTAIS PRODUTIVOS
Os quintais produtivos são utilizados para a produção de alimentos, mantidos com cisternas de enxurrada como forma de convivência sustentável com o semiárido, que são usadas para acumular água das chuvas a serem usadas para a agricultura familiar. Já as barragens subterrâneas são construídas dentro de pequenos riachos nas comunidades que acumulam água da chuva no subsolo. A construção das barragens também é uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e contrapartida do Estado, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).
CISTERNAS DE PLACA
A cisterna de placa (Primeira Água) é um reservatório com capacidade para acumular 16 mil litros d’água para consumo humano. As cisternas de enxurrada (Segunda Água) são utilizadas para o acumulo da água das chuvas para irrigar pequenas plantações e para consumo dos animais.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 ArarendáNoticias
Traduzido Por: - Design by FBTemplates